O que é Câncer de Pele


 

O câncer ou neoplasia de pele é o tipo de câncer mais frequente no Brasil, correspondendo a 30% de todos os tumores malignos. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) são registrados em torno de 180 mil casos novos por ano no país. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer.

O tipo mais comum é chamado de câncer de pele não melanoma, representado principalmente pelo Carcinoma Basocelular e pele Carcinoma Espinocelular. Essas modalidades de tumor apresentam altas taxas de cura se forem detectadas precocemente, porém seus números são muito altos. Observou-se que sua frequência aumentou consideravelmente nos últimos anos, sendo que as prováveis causas seriam o envelhecimento da população e determinados hábitos de vida como bronzeamentos e atividades externas sem proteção.

É mais frequente em pessoas com mais de 40 anos, sendo relativamente raro em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas anteriores. Pessoas de pele clara, sensível à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias são as principais vítimas.